Suporte de teto para TV – Conheça os 2 melhores do mercado!

O suporte de teto para TV é uma boa opção para quem precisa fixar seu eletrodoméstico em algum local de bom acesso, mas possui poucas opções realmente viáveis.

As telas planas nos pouparam espaço e, ao mesmo tempo, nos oferecem amplo conforto visual. Giratórios, basculantes, dobráveis, fixos ou reguláveis, existem vários tipos de suporte de teto para TV disponíveis, incluindo aqueles que melhor se adaptam à sua sala de estar ou quarto.

Para pendurar sua TV na parede, você precisa se orientar sobre um suporte de TV adequado ao teto, ao tamanho e ao peso da tela da sua TV em questão. Portanto, acompanhe a gente nesse conteúdo onde trazemos maiores dicas sobre o suporte de teto para TV e entenda melhor. Vamos lá!

Que tipo de suporte de teto para TV escolher?

Suporte de teto para TV escolher
Fonte: https://br.pinterest.com/pin/252060910381333278/

Você pode decidir entre um suporte fixo, inclinável, articulado, em trilhos e muitas outras opções.

Quanto mais plana a sua tela, o suporte de TV deve ser o mais discreto possível, mas você precisa levar em consideração as conexões do seu aparelho para poder instalar esse auxiliador facilmente, bem como a distância entre a tela e o seu local onde assiste. Conheça os principais tipos de suporte de teto para TV que podemos escolher:

1. Suporte de teto TV fixo

Entre os suportes de TV é o modelo mais simples, não podendo ser inclinado ou girado. Ele permite que você coloque a TV permanentemente em uma determinada altura. Sua pouca profundidade permite que você pendure uma tela plana o mais próximo possível da parede.

Nesse caso específico onde instalaremos a TV no teto, os modelos possuem uma haste que se estende do teto – onde é fixada – até o local onde a TV ficará em um ponto que pode ser facilmente assistida.

2. Suporte de TV articulado

Extensível em altura e/ou largura, fixa ou regulável, pode ser compatível com uma tela curva e/ou pesada, portanto adequada para tetos sólidas (neste caso parafusos e buchas são fornecidos).

Este tipo particular de suporte é muito versátil no caso de telas atípicas e possui características específicas quanto a dimensões, formatos ou medidas.

Entre esses dois citados que citamos aqui no conteúdo, é geralmente o mais indicado, e, principalmente, o mais utilizado, pois garante maior autonomia por parte de quem utiliza a TV no cômodo em que a mesma está fixada no teto.

E outros suportes?

Suportes como o modelo inclinado ou com trilhos são pouco utilizados quando a busca é por suporte de teto para TV, visto a sua pouca versatilidade. O modelo inclinado, por exemplo, possibilita leves mudanças para cima, para baixo, para um lado e o outro, não sendo útil para o teto do cômodo em questão.

Os critérios fundamentais para escolher um suporte de teto para TV

Suporte de teto para TV escolher
Fonte: https://br.pinterest.com/pin/18436679713748572/

Um suporte de teto para TV permite que você monte uma tela plana em uma altura ideal, liberando espaço. Para escolher o modelo de suporte de TV certo para você, vários critérios devem ser considerados:

  • O tipo de teto que abrigará o suporte para determinar como montá-lo;
  • O peso da TV em kg, para que o suporte “aguente” a carga.
  • O tamanho da tela, que geralmente é em cm ou polegadas;
  • A profundidade entre a parede e a televisão, que deve permitir a realização das conexões com fios e o que mais for necessário.

Como avaliar o suporte de teto para TV certo?

O tipo de teto no qual o suporte de TV será montado representa um critério de seleção fundamental. Hoje em dia, os tipos de materiais utilizados nessa região da casa, ao menos os mais comuns são de gesso cartonado (ou teto oco) ou concreto de tijolo (ou parede sólida e dura).

Daí surge a possibilidade de estabelecer o tipo de bucha que será utilizada para a fixação do suporte de teto para TV. Uma vez identificado o tipo de bucha, será necessário avaliar cuidadosamente o peso que ela pode suportar em relação à carga, consistindo no peso da TV mais o da estante:

  • Tetos sólidos e rígidos podem acomodar todos os tipos de placas de fixação para o suporte de TV;
  • Tetos ocos requerem uma grande superfície de fixação, para permitir a distribuição correta da carga. Neste caso, o suporte de fixação deve ser largo.

Escolha o suporte para sua TV com base no peso da mesma

Em geral, você encontrará o peso da tela indicado na embalagem da sua TV. Com base nisso, você poderá escolher:

  • Um suporte de teto para TV com carga máxima compatível com sua tela, que corresponde à carga máxima que ela é capaz de suportar sem risco de danos;
  • A carga das âncoras de fixação que identificou anteriormente como compatíveis com a sua parede. É crucial selecionar sua compatibilidade com a carga de seu monitor e suporte. Na embalagem você encontrará a indicação da carga máxima que um pino é capaz de suportar;
  • Se o peso do seu televisor corresponder ao máximo permitido por um suporte de TV, não hesite em levar um que suporte uma carga ligeiramente superior, buscando assim deixar uma margem de segurança.

O suporte de TV é adequado para o tamanho da tela plana?

As dimensões das TVs compatíveis são indicadas para cada suporte de TV. Dois deles são fundamentais:

  • A diagonal da TV expresso em cm. Na grande maioria das vezes, essa medida é indicada em polegadas, então para convertê-la em cm você terá que multiplicar o valor por 2,54;
  • A distância, na parte traseira da TV, entre os furos para os parafusos de fixação do pedestal, que é convencional segundo a norma VESA.

O padrão VESA é um padrão internacional adotado por fabricantes de televisores, que define uma distância padrão entre os orifícios dos parafusos para fixação de um pedestal.

Para descobrir qual é o padrão VESA da sua tela, caso não seja indicado, você precisa medir a distância entre os orifícios dos parafusos na parte traseira da sua TV, tanto horizontal quanto verticalmente, em mm. Com um VESA 100 x 100 queremos dizer, por exemplo, uma distância de 10 cm entre os orifícios dos parafusos tanto na horizontal como na vertical.

Essas são algumas dicas para a escolha do melhor suporte de teto para TV, sendo a nossa última recomendação que escolha por um com braço articulado, melhorando ainda mais a sua experiência como espectador de sua televisão. Até a próxima!

Analise bem a sua situação e veja qual combina mais com aquilo de que precisa, e logo após faça sua compra com a ciência de que está fazendo um bom negócio comprando o melhor suporte de parede para TV de sua residência. Até a próxima!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *