Suporte para ar condicionado – Conheça os 3 principais!

Um suporte para ar condicionado, conforme o próprio nome já indica, trata-se de uma espécie de “ajuda” externa que servirá como base para o seu ar condicionado ficar bem fixo a parede.

Geralmente, a maioria dos ar condicionados que encontramos atualmente possuem duas unidades: uma interna, a qual fica responsável por todo o trabalho tecnológico de resfriamento e que é controlada facilmente, e uma unidade externa, que representa o refrigerador/motor do aparelho.

A primeira unidade é fixada na parede de diversas formas, com parafusos, silicone e ajuda de outros componentes que garantam a segurança de seu ar condicionado em questão.

Já a parte externa do ar condicionado, ou seja, o motor que faz todo o trabalho “sujo”, é fixado na parede pelo lado de fora da residência ou apartamento através de um suporte específico que pode ser previamente escolhido.

De forma geral, existem três modelos de suportes para essa unidade externa, e falaremos sobre cada uma delas hoje, além de trazermos outras dicas importantes para lhe ajudar nessa tarefa. Portanto, leia conosco e conheça o melhor tipo de suporte para ar condicionado. Vamos lá!

Quando devo comprar um bom suporte para ar condicionado?

Suporte para ar condicionado
Quando devo comprar um bom suporte para ar condicionado?

Antes de conhecermos os melhores suportes disponíveis, é bom lembrar que escolhê-lo é a última parte de todo o processo de instalação. É recomendável que você selecione os suportes para o ar condicionado somente depois de determinar um modelo de sistema dividido adequado.

Economizar na compra de tais componentes geralmente leva a danos à unidade cara e ao interior. Portanto, inicialmente é necessário focar em montagens de alta qualidade para o ar condicionado, o que não o obrigará a gastar dinheiro com reparos.

Contrate um profissional de alto escalão, que realmente possua experiência no processo de montagem desse eletrodoméstico, e o mesmo irá avaliar o modelo do seu aparelho e indicar o melhor suporte para ar condicionado entre os 3 que iremos citar a seguir. Continue lendo conosco e entenda melhor sobre o assunto!

Tipos de suporte para ar condicionado

Conforme mencionamos, existem 3 principais tipos de suporte para ar condicionado, ou seja, as montagens especiais ou comuns para equipamentos climáticos estão disponíveis nas seguintes modificações:

Suporte de aço soldado

São opções mais baratas. No entanto, a confiabilidade de tais estruturas deixa muito a desejar, uma vez que sob a influência de fatores ambientais a costura de solda rapidamente perde resistência. A ausência de reforços geralmente causa deformação do metal sob o peso da unidade instalada.

Portanto, se a unidade externa de seu ar condicionado irá ficar em uma área muito exposta a agentes climáticos, recomendamos que não utilize esse tipo de suporte para ar condicionado.

Mas, se estamos falando de uma unidade externa que ficará dentro de sua casa, como por exemplo, na garagem, pode ser uma boa opção visando o custo-benefício, desde que você sempre fique de olho na manutenção e no momento da troca correto.

Suportes de aço parafusados

São uma solução mais confiável do que a opção anterior, e geralmente a mais comum encontrada em casas brasileiras. São os mesmos suportes de aço que mencionamos anteriormente, aqueles bem padrões que usamos em prateleiras, mas de tamanho superior, feitos especialmente para o aparelho.

Dessa forma, os mesmos são fixados na parede através de parafusos, garantindo que sua unidade externa está bem cuidada.

Suporte para ar condicionado em formato de caixa

Os suportes do ar condicionado em formato de caixa (aqueles que você vê na parte externa de prédios) são equipados com prateleiras horizontais grandes. Eles são a opção mais confiável, no entanto, mais cara para colocar unidades externas em um plano vertical (como no exemplo de apartamentos em prédios que mencionamos anteriormente).

Requisitos básicos de qualidade

Suporte para ar condicionado
Requisitos básicos de qualidade

Qual deve ser o suporte para ar condicionado? Projetos confiáveis são diferenciados principalmente pela presença de um revestimento protetor anticorrosivo. Além disso, é necessário que esse invólucro tenha resistência a todos os tipos de esforços mecânicos durante a instalação.

Caso contrário, é impossível evitar o rápido aparecimento de ferrugem e, como resultado, a deterioração da resistência de fixação. Entre outras coisas, os limites do possível suporte de carga devem atender ao peso da unidade externa.

Por que não devemos olhar tanto para o custo, mas sim para a qualidade do suporte? O fato é que o peso da parte externa do sistema climático em alguns casos chega a 150 kg ou mais.

Colocar uma unidade cara em um fixador de baixa qualidade não é seguro para seu eletrodoméstico, mas principalmente para seu bolso. Portanto, ao selecionar os suportes para ar condicionado, é necessário se atentar para alguns pontos:

  1. Espessura do material produzido: fabricantes artesanais costumam recorrer à economia, reduzindo a espessura do metal ou encolhendo o acessório. Tais mudanças levam à perda da resistência necessária ao longo do tempo e do uso;
  2. A pintura é principalmente a aparência da estrutura e a eficácia da proteção contra a umidade. Recomenda-se escolher um suporte para a unidade de ar condicionado externo que é revestida com uma boa camada de tinta;
  3. Soldagem: soldagem de baixa qualidade de fixadores causa fratura rápida das juntas durante o uso do aparelho.

Tendo escolhido um suporte confiável e bem protegido de influências externas para o ar condicionado que pode suportar o peso da unidade externa, atenção especial deve ser dada ao processo de instalação.

Para a instalação, é recomendável escolher suportes de alta qualidade e ferragens feitas de metal durável. Entre outras coisas, conforme já mencionamos anteriormente, eles devem suportar não só o peso da unidade externa, mas também toda a estrutura, além de serem adequados para montagem em uma superfície existente.

Ao instalar um suporte de qualidade sob o ar condicionado, o proprietário garante surpresas inesperadas na forma de ruído proveniente da vibração da unidade ou da queda do bloco do sistema no chão ou sobre alguém que esteja passando por perto.

Você não deve tentar economizar na compra de suportes baratos, pedindo ajuda de fornecedores duvidosos, porque o avarento paga duas vezes. Portanto, invista em qualidade e compre um bom suporte para ar condicionado com essas dicas que mencionamos. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *