Suporte para varão de cortina – Conheça os 3 melhores!

O suporte para varão de cortina é um dos itens essenciais em qualquer residência, afinal, sem eles não temos como usaras cortinas.

As cortinas são a chave para decorar a sua casa, assim como as hastes das cortinas e outros acessórios que permitem fixá-las, abri-las e fecha-las de maneira conveniente. Você pode escolher entre uma infinidade de diferentes modelos, materiais, cores e acabamentos.

Procure a que melhor combina com a decoração do cômodo e com o estilo da cortina que escolheu. Leia com a gente e veja como escolher e qual é o melhor suporte para varão de cortina. Vamos lá!

Que tipo de varão de cortina escolher?

Suporte para varão de cortina
Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/cama-quarto-tapete-cortinas-1839183/

A haste apoia a cortina e permite que ela deslize para abrir e fechar sem esforço. Avalie o tipo de haste da cortina certo para você com base no tipo de cortina e na facilidade de uso.

Também conhecidas como hastes de cortina, o suporte para varão de cortina é fixado na parede ou no teto por meio de suportes especiais.

Os bastões podem ser de comprimento fixo ou extensível e ter diâmetros diferentes (de 11 mm a 35 mm. 50 mm geralmente sob encomenda). Eles são adequados para todas as cortinas com anéis, laços, fitas e são capazes de suportar até as cortinas mais pesadas.

Você pode escolher um kit que inclui tudo o que você precisa (haste, suportes, pontas, anéis) ou escolher os elementos individuais para compor o bastão da maneira que desejar.

Por exemplo, com o suporte para varão de cortina adequado se pode instalar um varão de cortina dupla para deslizar duas cortinas, uma mais leve e filtrante e outra mais pesada, cobrindo mais a luz externa.

Os varões para cortinas podem ser de diferentes materiais, cores e acabamentos. Ao escolher, leve em consideração a decoração da sala, a cor das luminárias e o estilo de cortina que você escolheu.

Varões de cortina de madeira

Num ambiente clássico, a madeira nas suas essências mais tradicionais como o carvalho é muito adequada. Escolha a essência que mais se assemelha à cor das luminárias ou portas.

A madeira em tons mais claros, naturais ou com efeito branqueado vai ficar mais indicada tanto em ambientes de estilo escandinavo como naqueles com um ar romântico e um pouco vintage.

Varões de cortina de metal

Em um ambiente moderno, as varas de metal são particularmente recomendadas. Para um estilo contemporâneo, você pode optar por aço cromado ou acetinado. O metal pintado, preto, branco ou bronze, adapta-se perfeitamente às novas tendências industriais.

Em um ambiente rústico, opte por ouro polido, bronze, ferrugem e todos os acabamentos antiquados.

Varões de cortina de latão

Nos ambientes mais clássicos, elegantes e requintados, os varões em latão polido são a solução perfeita. Eles iluminam e embelezam as cortinas.

Varões para cortinas de vidro

São adequados para todas as cortinas com acabamento superior em tubular, laçada oculta ou com fitas. Fixam-se à janela com pregos simples, mas, se preferir não furar, opte por um varão para cortina de pressão.

Escolha o tamanho mais próximo do vidro no qual as cortinas serão aplicadas. Alguns modelos de hastes são extensíveis, outros de tamanho fixo. Eles têm diâmetro pequeno e são muito leves porque são feitos de alumínio ou PVC.

Como escolher o tamanho certo do varão da cortina?

Para comprar um suporte para varão de cortina ou somente o varão certo, primeiro você precisa medir com cuidado o espaço perto da janela onde vai colocar a cortina:

  • Meça a janela adicionando 15 cm para ambos os lados;
  • Cada suporte deve ser posicionado a cerca de 8 cm da extremidade e 7 cm da janela;
  • Para um bastão de mais de 250 cm, você precisará de 3 suportes;
  • Calcule o número de loops que você precisa dividindo o comprimento da vara por 10.

Já as hastes das cortinas de vidro devem ter aproximadamente o mesmo tamanho do vidro da janela. Se você não encontrar do tamanho certo, pode optar por uma extensível que se encaixa perfeitamente na sua janela.

Qual o melhor suporte para varão de cortina?

Agora que já escolheu o varão com o comprimento que necessita, escolha o melhor suporte para varão de cortina na parede ou no teto de acordo com as suas necessidades e as duas pontas a fixar na ponta do varão para completar o efeito estético.

Se você escolheu um varão para cortina em forma de kit, encontrará dentro da embalagem tudo o que você precisa: suportes, pontas e parafusos para fixação.

Se, por outro lado, escolheu o bastão simples, pode completá-lo com os suportes e acessórios que mais gostar, desde que sejam compatíveis com o diâmetro do bastão e coordenados no estilo.

Suporte para varão de cortina modelo de roseta

Permite fixar a haste da cortina na parede entre duas paredes opostas, como um nicho ou janela embutida. Também pode ser usado para segurar um varão para guarda-roupas ou closets.

Suporte para varão de cortina simples

Pode ser de vários comprimentos, fixos ou extensíveis, para melhor se adaptar às dimensões, como a caixa da persiana.

Suporte de abertura dupla

Permite fixar dois varões na parede ao mesmo tempo, podendo colocar uma cortina dupla: uma mais leve e filtrante por baixo e outra mais pesada e cobrindo por cima.

Como instalar um varão de cortina?

Suporte para varão de cortina
Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/quarto-cama-casa-interior-690129/

A montagem das hastes da cortina é uma operação rápida que não requer o uso de ferramentas especiais. Fazê-lo é fácil com estes quatro passos: preparar a instalação, medir os pontos de fixação, fixar os suportes e montar o varão.

Descubra como fazer isso sozinho com um simples tutorial em vídeo que pode encontrar no YouTube. Você não pode perfurar a parede? Então recomendamos que busque por um suporte para varão de cortina que funcione sob pressão.

Dessa forma, o mesmo será fixado na parede em questão sem a necessidade de furar a mesma e colocar parafusos. Caso obter dificuldades na hora da instalação, então chame um profissional para se certificar de não danificar nenhuma peça importante. Simples, e fácil. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *