Suporte de TV para Painel – O que é? Guia com 3 melhores!

Um suporte de TV para painel é essencial na vida de quem quer deixar o ambiente interno de sua casa mais bonito e organizado, além de querer colocar a sua televisão em uma altura ou local desejado, facilitando a visualização de quem está assistindo, ou simplesmente porque deseja transformar o seu cômodo em uma sala de cinema.

Atualmente, existem alguns tipos de suporte de TV que são principais no mercado, sempre muito escolhidos pela leveza, capacidade de suporte, beleza, e também funcionalidade que agrega a TV, como é o caso do suporte articulado que nos permite levar a televisão pra cima e pra baixo, pra um lado e pro outro.

Nesse conteúdo, vamos desmistificador pra você tudo o que necessita saber sobre o suporte de TV para painel, que é um suporte como qualquer outro, mas que será fixado diretamente no painel central escolhido por você, que geralmente é feito de madeira. Leia conosco e entenda melhor. Vamos lá!

O que é um suporte de TV para painel?

E então, o que é um suporte de TV para painel? Como você já pode imaginar e também o próprio nome já indica, trata-se de um suporte específico feito pra televisores que serão fixados em painéis de madeira, geralmente decorativos, colocados no centro ou em outro local do cômodo onde a TV será instalada.

Dessa forma, é necessário ter os devidos cuidados na hora da escolha desse tipo de suporte, pois o mesmo necessita estar com as dimensões e peso bem definidas já antes da compra, evitando que sua televisão acabe caindo do painel de madeira ou de outro material que você escolheu.

É comum – apesar de que não deveria ser por se tratar de um acidente – que as pessoas acabem comprando suportes fracos, que suportam menos do que deveriam em relação ao eletrodoméstico de lazer que será fixado no mesmo. Assim, pode acontecer que em determinado momento, em alguma puxada brusca – no caso de suportes articulados – ou somente com a ação do tempo – no caso de suportes fixos – a sua TV caia de uma altura considerável, causando danos irreversíveis.

Qual o melhor suporte de TV para painel?

E qual é o melhor suporte de TV para painel? Qual devemos escolher entre tantas opções? Na realidade, as várias opções são de marcas e materiais que os mesmo são produzidos, pois modelos são poucos, e separamos os 4 principais que você pode colocar em seu painel para TV.

Abaixo, vamos falar um pouquinho sobre cada um deles, o suporte fixo, inclinado, articulado e com trilhos. Leia com a gente e compreenda como cada um deles funciona:

Suporte fixo de TV

O suporte de TV para painel fixo é o mais comum que podemos encontrar, e também o mais barato, visto que não confere muita mobilidade ao televisor, ou melhor, nenhuma mobilidade. Porém, é uma boa escolha em vista do custo-benefício, já que garante que sua TV esteja bem fixada, e pode ser colocado em seu painel.

Um detalhe interessante é que esse suporte, como é fixo, pode ser colocado na própria parede. Alguns painéis já vem com uma espécie de abertura central, onde você retira parte da placa, abrindo um espaço pra poder fixar o braço do suporte de sua televisão.

Dessa forma, você garante maior segurança, já que sua televisão será fixada diretamente na parede, e não no painel, esse último que pode ser feito de material leve e quebradiço. Nesse caso, a televisão faz o papel de “tapar o buraco” existente, pelo menos quando olhamos de frente.

Fixo inclinado

Suporte de TV para painel
Fonte: https://br.pinterest.com/pin/113997434309064840/

Uma variação do suporte fixo é o inclinado, que possui algumas características do articulado, mas ainda sim é considerado como um fixo. Em resumo, o seu braço conectado a parede ou ao painel ainda é fixo, mas a ponta do suporte, onde a TV é colocada, possui leve autonomia.

Dessa forma, a TV continua parada no lugar onde está, mas pode ser levemente mexida em relação ao ângulo, pros lados e pra cima e baixo. Também é uma boa opção, mas assim como o tipo de suporte de TV para painel que veremos a seguir, possui seu valor um pouco superior em relação ao fixo.

Suporte de TV para painel articulado

Uma opção mais completa, o suporte articulado é geralmente a opção mais procurada, e, consequentemente, a mais cara também. É normal que os valores sejam superiores a todos os outros modelos, mas isso se compensa em qualidade e funcionalidade pra sua televisão.

Recomendamos que não economize nessa compra, pois esse suporte precisa ser forte em toda a sua extensão, já que possibilita diversos movimentos de uma única vez. Pra quem não sabe, trata-se de um modelo de suporte que pode ser mexido pra frente e pros lados simultaneamente, assim como pra trás, pra cima e pra baixo.

Dessa forma, garante maior autonomia e funcionalidade, já que podemos mudar nosso sofá de posição pra onde bem entendermos, enquanto o painel pode continuar fixo, já que podemos mover a televisão pra onde quisermos a qualquer momento.

Suporte em trilhos para TV

Por fim, temos os modelos que podem ser movidos em trilhos. Esteticamente é um pouco mais “feio” do que os outros, pois os trilhos ficam a mostra por todo o painel ou superfície onde é colocado. A televisão pode correr livremente entre esses trilhos, que geralmente são em formato de cruz, podendo levar a TV pros lados e pra baixo ou pra cima.

Atente-se ao padrão VESA de qualidade

Suporte de TV para painel
Fonte: https://br.pinterest.com/pin/376050637645103142/

Agora que já visualizou as várias propostas que existem no mercado para os diferentes tipos de suportes, há uma informação que é absolutamente necessário conhecer, estamos falando do padrão VESA de qualidade de suportes desse tipo.

O regulamento VESA representa o padrão no campo dos suportes de TV. Se você olhar atrás de qualquer TV de tela plana, encontrará quatro orifícios. Eles são colocados a uma distância regulada precisamente pela norma VESA que garante a padronização.

Esses orifícios são usados para instalar o suporte de TV no próprio aparelho. Ao garantir uma padronização da distância desses furos, todos os fabricantes de suportes podem criar modelos padrão adequados para todas as TVs.

Existem vários tamanhos padrão, os mais frequentes são 100 × 100, 200 × 100, 200 × 200, 400 × 200, 500 × 400 e assim por diante. Para saber o tamanho do nosso aparelho de televisão, basta medir a distância entre os orifícios. Uma vez obtido o tamanho certo, poderíamos proceder à escolha do suporte mais adequado com essas medidas específicas.


Check Also

Suporte de TV articulado

Suporte de TV articulado – Como escolher e qual é o melhor?

Um suporte de TV articulado é um item que jamais pode faltar em sua residência, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *