Suporte para HD externo – Confira os 2 principais modelos!

Um suporte para HD externo é um item essencial nas vidas de quem possui um HD externo e quer colocá-lo em um local seguro, ou então pra quem possui vários desses e quer concentrá-los em um só local, novamente utilizando do fator segurança pra essa peça tão importante.

Quem aí já não passou com dificuldades de armazenamento em seu PC? Apesar de ser mais comum no passado, esse tipo de situação ainda pode ocorrer, pois nos dias atuais parece que cada vez mais precisamos de gigas adicionais pra guardar nossos arquivos. O HD externo vem pra ajudar nessa tarefa, e o suporte para HD é um item essencial pra quem o possui.

Neste conteúdo, vamos trazer maiores informações sobre o mesmo, explicando sua funcionalidade, ajudando a escolhê-lo e falando sobre os dois principais tipos disponíveis no mercado atual. Leia conosco e saiba mais sobre o suporte para HD externo. Vamos lá, leia conosco!

O que é um suporte para HD externo?

Suporte para HD externo
Fonte: https://www.ofertaviva.com.br/produto/5-25-a-3-5-sas-sata-hdd-disco-rigido-adaptador-tray-caddy-rack-gaiola-suporte-para-3×5-25-slot-interno-ou-externo-cd-rom-pc-diy.html

Mas afinal, o que é um suporte para HD externo? Provavelmente a grande maioria de nossos leitores já sabe do que se trata essa ferramenta, mas vale ressaltar que é necessário especificarmos o que é e qual sua função pra quem caiu de paraquedas em nosso conteúdo.

Todo computador, seja ele um PC de mesa ou um notebook necessita de um HD. Um HD é um dispositivo que serve para armazenar arquivos, ou seja, a sua função em um computador é aumentar a capacidade de armazenamento do mesmo, independentemente de seu modelo.

Alguns PC’s possuem pouca memória, com um HD fraco, ou então podemos estar falando de PC’s de grandes corporações, que precisam de muito armazenamento e por isso utilizam um HD externo. Um HD externo também é utilizado pra guardar informações confidenciais longe de rede, como o faturamento diário de um cartório de imóveis.

Um suporte para HD externo, nesses casos, nada mais é do que uma ferramenta útil pra proteger e colocar em um local seguro um HD que pode ter uma função muito importante, independentemente de onde o mesmo seja utilizado. Em casos de muitos HD’s externos, por exemplo, que são usados continuamente, o suporte serve pra deixá-los em um local concentrado, como você verá no decorrer do conteúdo.

Portanto, um suporte para HD externo, em resumo, nada mais é do que o local onde você deverá colocar o seu HD que não é utilizado diretamente no gabinete de seu PC ou dentro do seu notebook.

Qual a importância de um suporte para HD externo?

E qual é a importância de um suporte para HD externo? Por que deveríamos ter um desses acessórios em nosso escritório ou no setup que utilizamos no cotidiano? Bom, essa resposta já foi dada anteriormente, mas é interessante frisarmos a mesma.

Um HD é uma unidade de armazenamento que, dependendo do modelo, pode ser muito delicado. Na realidade, todos os modelos são, porém alguns são ainda mais. Por isso o mesmo fica dentro do gabinete ou fechado em seu notebook. No caso de um HD externo, o fator segurança piora.

Deixá-lo solto em cima de uma mesa, pegando poeira ou sendo suscetível a quedas, pode fazer com que seu dinheiro seja jogado fora logo na primeira vez que cair no chão. Por isso o suporte para HD externo é tão importante. Seja ele em formato de case ou rack, o suporte é muito importante pra segurança da peça.

Para se ter uma noção, um HD quebrado pode colocar em risco todo o armazenamento que possui dentro de si, fazendo com que você perca todos os arquivos caso o mesmo caia ou seja molhado, por exemplo. Continue lendo conosco e veja outras informações e dicas sobre o suporte para HD externo!

2 principais tipos de suportes de HD

Suporte para HD externo
Fonte: https://lista.mercadolivre.com.br/suporte-hd-externo

Conforme mencionado anteriormente, existem vários tipos de HD externo, desde os mais robustos e protegidos, onde não é possível ver o seu interior, até os modelos mais delicados, que se assemelham aos HD’s de PC gabinete, totalmente abertos e se interior fica a mercê de quedas, derramamento de líquidos ou até mesmo a poeira.

Mas, o que podemos afirmar é que os modelos de suporte pra HD que é usado externamente são separados em dois principais tipos, que é o suporte case e o suporte rack, esse último que pode armazenar mais de um HD de uma vez só. Abaixo, especificamos como cada um desses modelos funcionam. Leia com a gente e escolha o seu com base nas suas necessidades:

Suporte case

O suporte case é o modelo mais adquirido e, consequentemente, o mais barato. É o mais procurado porque possui apenas uma unidade de armazenamento, sendo que podemos encontrar alguns modelos que armazenam até 3 ou 4 unidades de uma única vez.

Se você possui 1, 2 ou 3 unidades de HD externo, então esse é o suporte mais indicado. É possível encontrar feitos de borracha endurecida, metal ou então acrílico. Recomendamos que você adquira este último, que apesar de ser mais caro, é mais resistente a quedas e ao aquecimento da peça que ficará dentro do suporte. Lembre-se de que o preço do produto é condizente com sua qualidade, então evite comprar suportes muito baratos que quebrem facilmente.

Suporte para HD rack

Por fim, temos o suporte para HD externo no modelo hack. Se você trabalha em uma empresa grande, que possui um setor de TI ou então em corporações que possuem muitos dados privados ou criptografados, como um cartório de imóveis, por exemplo, já deve ter visto um desse na vida.

Trata-se de um pequeno hack com “gavetinhas”, essas que servem pra colocarmos os HD’s empilhados um sobre o outro, sem que se encostem, ficando assim concentrado em apenas um lugar. É ideal pra quem possui muitas unidades e quer deixá-las perto umas das outras sem criar bagunça em cima da mesa e gerar falta de segurança. Esses modelos são encontrados em sua grande maioria de plástico, mas o acrílico também está presente aqui.

Este foi o nosso guia de dicas pra você encontrar o seu suporte para HD externo, esperamos ter ajudado você na sua escolha. Até a próxima!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *