Suporte para Câmera – Qual o melhor? 6 dicas de escolha!

Um suporte para câmera pode ajudar muito você que necessita desse tipo de instrumento, afinal, a mesma protege e auxilia o seu aparelho a tirar melhores fotografias.

No conteúdo de hoje, preparamos um guia interessante falando tudo sobre o suporte para câmera que é necessário no cotidiano de quem precisa de maior praticidade. Acompanhe a gente até o final do conteúdo e deixe seu comentário. Vamos lá, leia conosco!

Guia de escolha de um suporte para câmera

Mas, e o que um suporte para câmera necessita ter? O que devemos levar em conta na hora da compra de um produto tão importante como esse e que fará parte de nosso cotidiano? Separamos alguns itens essenciais que devem ser avaliados na hora da compra de um bom suporte para câmera. Leia:

1. Dimensões

Desde minitripés que cabem no seu bolso, passando por tripés de viagem perfeitos para uma “mochila fotográfica” até tripés de estúdio profissionais que podem conter com segurança as câmeras profissionais mais pesadas.

Certifique-se de comprar o suporte para câmera de tamanho correto para atender às suas necessidades. Caso pretenda levar o seu suporte numa viagem, não compre um maior do que o que pretende carregar.

No entanto, escolha sempre o mais resistente. Se, por outro lado, você planeja usar o tripé no estúdio ou em casa, um modelo maior e mais robusto pode ser a melhor escolha.

qual é o melhor tipo de suporte para camera
foto https://www.pinterest.fr/pin/363313894943899707/

2. Peso

O peso é um dos aspectos mais importantes a se considerar se você pretende fazer uma viagem com o suporte em questão.

Além do tamanho, o peso também depende do material do tripé. A fibra de carbono é o material mais leve, porém mais forte para pernas de suporte para câmera e, portanto, é frequentemente preferido por fotógrafos de viagens ou ao ar livre.

Os suportes de alumínio são resistentes e leves e, embora um pouco mais pesados, também são mais confiáveis do que os feitos de fibra de carbono.

3. Estabilidade

Um suporte deve ser estável e livre de vibrações para realizar sua tarefa corretamente. Além disso, um feito com qualidade tem conexões seguras em todas as juntas e é feito de materiais rígidos que não se dobram. Design e materiais de qualidade são elementos essenciais.

4. Tipo, tamanho e peso da câmera/dispositivo

Para obter os melhores resultados, escolha o suporte mais adequado para o tipo de dispositivo e o tamanho e peso do equipamento usado. Também tenha em mente que suportes de câmera são equipamentos especializados que exigem maior alcance e estabilidade.

5. Tipo de “cabeça” do suporte

Não é comum usar apenas as pernas de um suporte. Verifique qual tipo de cabeçote atende melhor às suas necessidades com base na indústria fotográfica em que você trabalha e no seu equipamento.

Você pode optar por um kit composto por uma cabeça específica e um tripé adequado. Os tipos mais comuns de cabeças de tripé são cabeças esféricas, cabeças de 3 vias, cabeças de 2 vias, etc.

6. Recursos adicionais

Os suportes podem ter recursos que adicionam um toque extra a certos estilos de fotografia. As colunas centrais permitem atingir uma altura maior e em alguns tripés da série Manfrotto 055 ou da coleção 190 também podem ser utilizadas horizontalmente.

O tipo de travamento da perna pode variar de modelo para modelo. Alguns preferem o mecanismo de travamento da alavanca QPL Travel, enquanto outros preferem o sistema de twistlock mais leve chamado M-Lock.

Outra opção muito útil a considerar é a presença de uma perna removível que permite transformar rapidamente o suporte para câmera em um “monopé”, como no caso do Befree 2N1.

Por que preciso de um suporte para câmera?

Como você percebeu durante o nosso guia de escolha sobre o melhor suporte para câmera, os modelos são variados, sendo que cada um é indicado para um tipo de fotografia, portanto, a escolha de um tripé pode ser mais demorada do que você imagina.

Mas, por que exatamente você precisa de um? Um tripé não é necessário apenas quando, com pouca luz, você precisa usar uma velocidade de obturador mais lenta. Existem muitos motivos, tanto práticos quanto criativos, que recomendam colocar a câmera em um tripé.

Você pode se envolver na fotografia da natureza e usar lentes muito pesadas, pode trabalhar no estúdio e precisar de tempo para fazer o retrato perfeito ou pode ser um fotógrafo de paisagens esperando pela luz ideal.

tipo de suporte para camera de mao portatil
foto https://www.pinterest.fr/pin/608197124682434561/

Os suportes oferecem a oportunidade de liberar sua criatividade, abrindo mais a abertura e adicionando um filtro de foto com alta densidade neutra ou obtendo um determinado ângulo ou perspectiva.

O uso do tripé também é necessário em outros tipos populares de fotografia, como a sequência de vários disparos para a realização do lapso de tempo ou os disparos de longa exposição típicos da fotografia astronômica.

Os suportes são, portanto, ferramentas criativas que permitem um maior controle da luz e não simples suportes para ambientes mal iluminados. Sem um tripé, muitas fotos do passado não teriam sido tiradas. Muitas obras-primas não poderiam ter sido feitas sem um tripé.

E você aí pensando que os suportes só tinham a função de segurar a câmera no passado, não é mesmo? Em grande parte você está certo, afinal essa era a sua função principal, mas acabou causando consequências sobre as fotografias que lembramos até hoje.

Qual é o suporte certo para mim?

Agora que definimos o que realmente é um suporte, devemos enfatizar que não existe um “tripé universal” adequado para todas as situações.

Em outras palavras, se você usar vários tipos de equipamento em locais diferentes, precisará de vários suportes, cada um adequado para diferentes situações de filmagem e equipamentos. Se você é novo na fotografia, tem uma ampla escolha de modelos acessíveis para iniciantes.

Então, siga as dicas que mencionamos anteriormente, pois elas o guiarão na escolha de um bom produto que realmente irá trazer bons resultados, e não somente “compre por comprar”.

Outra dica interessante é falar com algum fotógrafo experiente que você conhece, pois ele também o auxiliará na escolha de um bom conjunto de equipamentos para seu início na fotografia. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *